BLOG, BLOCO BURLESCO E WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL - O CARNAVAL É O ANO INTEIRO! - ANO 15: Cartum invade as ruas do Recife na decoração do Carnaval 2018






FAZER DOWNLOADS DOS SAMBAS DE ENREDO, LETRAS DE SAMBA DE ENREDO, MAPAS DAS PLANILHAS DAS NOTAS E A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL CLICA AQUI. E DE OUTRAS CIDADES CLICA AQUI.


CALENDÁRIO DA FINAL DE ESCOLHA DE SAMBA-ENREDO

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Cartum invade as ruas do Recife na decoração do Carnaval 2018

As ruas do Recife já estão sendo coloridas com os cartoons especialmente desenhados por nove artistas locais para os festejos de Momo da cidade. Samuca, João Lin, Greg, Ronaldo, Lailson, Ana Blue, Clériston, Mascaro e Flavão tiveram a nobre missão de transformar os elementos característicos da folia da capital pernambucana na identidade visual do Carnaval 2018. As quatro pontes que dão acesso ao Bairro do Recife e os principais polos estão sendo decorados com temas específicos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDa2-rxOFA-tNmf6YKmOlnDqQhGocu1obWZDqFVLbee-4Ea1ig78oMJeTnrPix5xfiu9-HQVSZ_zYlnhVVEInxW_WJEcV59lsMkCt-fx_MUa4DcyjjUyFHplQCUOXb0rcK872uj2frJKk/s1600/IMG_9883.jpg

Todo o material produzido pelos cartunistas ganhou vida a partir do projeto desenvolvido pelo arquiteto Carlos Augusto Lira, que assina a decoração do Carnaval do Recife. Os homenageados deste ano, a cantora Nena Queiroga e o compositor de frevos Jota Michiles, se transformaram em cartoons e, como brincantes, são os anfitriões da festa pelo olhar divertido do humor gráfico. As letras dos frevos que embalam os foliões de todas as idades, como Bom Demais, Diabo Loiro e Queimando a Massa, são alguns dos grandes sucessos que fazem parte da decoração.

“Nossa equipe está trabalhando 24h por dia para a montagem de toda a decoração, que deve ficar pronta até o fim desta semana. Mas, as principais entradas do Recife Antigo já estão com os pórticos e uma boa parte dos enfeites”, comenta Diego Rocha, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife. No total, compõem a decoração 16.360 metros lineares de cordões e fitas, além de 916m² de adesivagem nos itens.

FREVO
Pelo olhar de Samuca, a Ponte Buarque de Macedo e o Boulevard Rio Branco (Avenida Rio Branco) se vestiram de Frevo, Patrimônio Imaterial da Humanidade e a estrela da festa, que este ano comemora 111 anos. O mais recifense dos ritmos também está estampado no palco mais visitado “em linha reta do mundo” durante os festejos de Momo, o Marco Zero, e essa missão ficou por conta de João Lin.

CABOCLINHOS
Os Caboclinhos estão presentes no traço de Lailson e recebem os foliões que chegam para curtir a programação do Bairro do Recife.

AFOXÉ
O Afoxé está na decoração em dois pontos diferentes: na Ponte Giratória, pelo cartunista Ronaldo, e no Pátio de São Pedro (bairro de Santo Antônio), tradicional polo que recebe a programação de manifestações culturais de matriz africana. A fantasia da decoração do Pátio ficou por conta de Flavão.

FANTASIA
Já o Paço Alfândega, no Bairro do Recife, ganhou o tema ‘Fantasia’ pelas mãos do cartunista Clériston.

BLOCOS LÍRICOS
Os tradicionais Blocos Líricos são lembrados no cartoon de Ana Blue, na bucólica Praça do Arsenal.

MARACATU
O Maracatu e todos os elementos que fazem parte desta que é uma das manifestações culturais mais expressivas do Carnaval são representados pelo traço do cartunista Greg, na Avenida Marquês de Olinda, no Polo do Marco Zero.

SAMBA
“Quem não gosta de samba, bom sujeito não é…”. A Rua da Moeda, também no Bairro do Recife, está toda dedicada ao samba e Mascaro é o cartunista que dá o tom.

Desde 2017, a Prefeitura do Recife vem apostando em outros tipos de linguagens visuais para fazer parte da decoração do carnaval. Com isso, a cidade se veste de maneira diferente e autêntica compondo o brilho do ‘verdadeiro Carnaval de rua do Brasil’. A curadoria é feita pelo Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (SIHGPE). Clériston Andrade, curador do Salão, revela que a iniciativa foi muito bem vinda entre os humoristas gráficos. “Quando apresentamos a ideia aos outros colegas, de cara eles curtiram a proposta da curadoria”, diz Clériston. “Cada cartunista também é um folião e trouxeram essa experiência para as ruas da cidade através dos seus traços”, completa.

INFORMAÇÃO CONCEITUAL E CARTUNISTAS

Decoração do Carnaval do Recife 2018 se veste de cartoon
Prefeitura do Recife aposta na irreverência e no bom humor dos cartoons para enfeitar a cidade de alegria. Nove humoristas gráficos terão a missão de produzir as artes que estarão nos principais polos de animação.

Ele reúne características como a irreverência, muitas vezes tem no ar um toque crítico, mas sempre é repleto de bom humor. O cartoon colorirá o Recife durante os festejos de Momo no Carnaval 2018. Ao todo, nove cartunistas locais serão os autores das artes que estarão estampadas na decoração da cidade: Samuca, João Lin, Greg, Ronaldo, Lailson, Ana Blue, Clériston, Mascaro e Flavão. A nobre missão dessa turma é transformar os elementos característicos da folia da capital pernambucana na identidade visual do Carnaval do Recife.

Desde o ano passado, a Prefeitura do Recife vem apostando em outros tipos de linguagens visuais para fazer parte da decoração do carnaval. Com isso, a cidade se veste de maneira diferente e autêntica compondo o brilho do ‘verdadeiro Carnaval de rua do Brasil’. A curadoria é feita pelo Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (SIHGPE). Clériston Andrade, curador do Salão, revela que a iniciativa foi muito bem vinda entre os humoristas gráficos. “Quando apresentamos a ideia aos outros colegas, de cara eles curtiram a proposta da curadoria”, diz Clériston. “Cada cartunista também é um folião e vão trazer essa experiência para as ruas da cidade através dos seus traços”, completa.

Todo o material produzido pelos cartunistas passa a ganhar vida a partir do projeto desenvolvido pelo arquiteto Carlos Augusto Lira, que assina a decoração do Carnaval do Recife. A expectativa pela chegada dos festejos momescos está em alta e Clériston ressalta a importância das pessoas que se envolveram com a ideia. “A expectativa é muito positiva. Nós e os demais envolvidos estamos entusiasmados com o resultado que vem por aí”, conta Clériston.

Os homenageados deste ano, a cantora Nena Queiroga e o compositor de frevos Jota Michiles, se transformarão em cartoons e, como brincantes, serão os anfitriões da festa pelo olhar divertido do humor. As letras dos frevos que embalam os foliões de todas as idades, como Bom demais, Diabo Loiro e Queimando a Massa, são alguns dos grandes sucessos que farão parte da decoração.

As quatro pontes que dão acesso ao Bairro do Recife e os principais polos serão decorados com temas específicos e cada um deles com artes que levam o traço dos cartunistas humoristas. Pelo olhar de Samuca, a Ponte Buarque de Macedo e o Boulevard Rio Branco (Avenida Rio Branco) irão se vestir de Frevo, Patrimônio Imaterial da Humanidade e a estrela da festa, que este ano comemora 111 anos. O mais recifense dos ritmos também estará estampado no palco mais visitado “em linha reta do mundo” durante os festejos de Momo, o Marco Zero, e essa missão fica por conta de João Lin.

Os Caboclinhos se farão presentes no traço de Lailson e receberão os foliões que chegarem para curtir a programação do Bairro do Recife. O Afoxé estará na decoração em dois pontos diferentes: na Ponte Giratória, pelo cartunista Ronaldo, e no Pátio de São Pedro (bairro de Santo Antônio), tradicional polo que recebe a programação de manifestações culturais de matriz africana. A fantasia da decoração do Pátio ficará por conta de Flavão. Já o Paço Alfândega, no Bairro do Recife, ganha o tema ‘Fantasia’ pelas mãos do cartunista Clériston. Os tradicionais Blocos Líricos serão lembrados no cartoon de Ana Blue na bucólica Praça do Arsenal.

O Maracatu e todos os elementos que fazem parte desta que é uma das manifestações culturais mais expressivas do Carnaval serão representados pelo traço do cartunista Greg, na Avenida Marquês de Olinda, no Polo do Marco Zero. “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é…”. A Rua da Moeda, também no Bairro do Recife, será toda dedicada ao samba e Mascaro é o cartunista que dará o tom.

Perfil dos cartunistas
Samuca Andrade é cartunista, quadrinista, caricaturista, chargista e artista gráfico. Publicou seu primeiro livro “A vida por uma linha” em 1999. Dez anos depois, lançou seu segundo livro de cartum, “Sem Palavras”, ambos premiados no troféu HQ MIX de melhor livro de cartum do ano. Recebeu vários prêmios de charge e cartum, com destaque para os Prêmios Cristina Tavares de Jornalismo (2006, 2007 e 2013), Prêmio Jornalista Vladimir Herzog (2010, 2011 e 2016) e World Press Cartoon – Sintra Portugal, considerado um dos principais reconhecimentos na área do humor gráfico no mundo. Atualmente é o organizador do Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (SIHG-PE) e trabalha como chargista e ilustrador no Diario de Pernambuco.

João Lin é artista visual com atuação na produção de quadrinhos, ilustração, gravura, intervenção urbana e também aventura-se no universo da música experimental no projeto Inconsistência, Acaso e Erro. Como artista gráfico recebeu vários prêmios em salões nacionais e internacionais de humor e quadrinhos e edita a revista de quadrinhos independentes: Ragú. Foi Coordenador, Assistente da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia Recife e curador do FIHQ_PE (Festival Internacional de Humor de Pernambuco) nas edições de 2006 e 2007.

Ana Blue é pintora, ilustradora e cartunista. Nascida em Caruaru, iniciou sua vida artística na adolescência enviando tiras de humor para o suplemento infantil do Diário de Pernambuco. Produziu tiras e HQ’s de humor para editoras de quadrinhos de Recife e Curitiba (onde foi incluída no livro “O Melhor do Humor Brasileiro). Participa frequentemente de exposições artísticas com telas e ilustrações. Em 2016, participou do livro “Ascenso – a poesia de Ascenso Ferreira transcriada para os quadrinhos”, como uma das ilustradoras. 

Christiano Mascaro nasceu em Recife, Pernambuco. Ilustrador, quadrinista e designer, Mascaro é premiado nacional e internacionalmente. Participou da publicação espanhola ConSecuencias, das edições comemorativas dos 50 anos de Mauricio de Souza e da personagem Mônica, além de zines e publicações independentes. Como ilustrador freelancer publicou em Playboy, Exame, VIP, SuperInteressante, Caros Amigos, entre outras. Edita a revista independente de quadrinhos Ragu e é editor de arte da Folha de Pernambuco. 

Clériton Andrade é chargista por destinação, músico por intuição, jornalista por formação e doutor em Linguística por curiosidade. É teórico da Enunciação Discursiva e Designer de Humor Gráfico e de Editoração Jornalística. Foi premiado em dois Salões de Humor na categoria Charge; e, como compositor, em um Festival de música da Unicap. Publica Charges e Quadrinhos políticos e educativos na imprensa pernambucana desde 1976 e colaborou em revistas nacionais. Publicou livros e coletâneas de charges. Foi professor da UFPE e da UNIFAVIP.

Lailson de Holanda Cavalcanti recebeu o Award for Best Original Artwork aos 17 anos por suas charges no jornal escolar The Pine Cone (Arkansas, EUA), tendo sido premiado diversas vezes no Brasil e no mundo ao longo da sua carreira. Cartunista, jornalista, músico, publicitário e ator, é também pesquisador sobre o Humor Gráfico brasileiro com livros publicados por universidades do Brasil e da Espanha. Publicou uma charge política diária no jornal Diario de Pernambuco por 27 anos e seus cartuns foram publicados em diversos jornais. Criador do Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco, fez adaptações literárias para quadrinhos. Criador da “Turma do Fom-Fom” para educação de trânsito, faz atualmente um Mestrado em Linguística na UNICAP.

Ronaldo é formado em Arquitetura pela UFPE, no ano de 1987, teve diversas participações em exposições coletivas, na área de desenho de humor em paralelo ao seu trabalho de esculturas, que teve início com a confecção da escultura “A Lavadeira”, que deu origem a “Festa da Lavadeira” e se realiza anualmente na Praia do Paiva/ Cabo de Santo Agostinho, PE. Foi premiado juntamente com os cartunistas Miguel, Samuca, Clériston e Laílson com o prêmio “HQ MIX de Melhor Livro de Charges” no ano 2000, com o livro ” Humor do Final do Século”, tendo sido premiado nos anos 2001, 2002 e 2014 com o prêmio “Cristina Tavares” de criação gráfica e desenho para a imprensa. Atua no Jornal do Commercio desde 1992, como ilustrador/cartunista e exerce em paralelo as atividades de arquiteto, ilustrador de livros editoriais e de escultor, com 28 esculturas em fachadas de edifícios entre as cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Recentemente, realizou um “Site Specific”, desenho personalizado de copo e esculturas aéreas para eventos no Nordeste dentro do projeto “The Red Experience” para a CAMPARI.

Flavão desenha e faz quadrinho desde sempre. Nascido no Recife, trabalhou no jornal Folha de Pernambuco e hoje atua no Diario de Pernambuco. Participou de quase todas as edições da revista RAGU. Fez parte do projeto “A poesia de Ascenso Ferreira transcriada para os quadrinhos” e foi colaborador do livro “To Miró”, uma adaptação de suas poesias para quadrinhos feitos por artistas gráficos.

Greg é designer e ilustrador. Morou em Manaus (AM), onde cursou alguns anos do curso de Educação Artística, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Em 2003 voltou ao Recife e integrou-se ao coletivo Laboratório, onde editou e lançou a revista Fusão. Mais tarde fundou a Livrinho de Papel Finíssimo Editora. Atualmente é ilustrador do Jornal Diario de Pernambuco e membro do coletivo Gráfica Lenta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA


OBS: ENTRE CONTATO CLICA AQUI E BASTA PREENCHER OS DADOS E PASSA A AGENDA AS INFORMAÇÕES DA SUAS ESCOLAS DE SAMBAS E BLOCOS BURLESCO PRA NÓS DIVULGAR AQUI.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags BLOG RESPIRANDO CARNAVAL

NOTÍCIAS ESCOLA DE SAMBA ESPECIAL SAMBA NO PÉ GAÚCHA NO CARNAVAL PROGRAMA GAÚCHA NO CARNAVAL RÁDIO GAÚCHA AM 600 kHz E FM 93.7 mHz UNIDOS DA SÃO GABRIEL MIRIM UNIDOS DO PROMORAR RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz BLOCOS ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO AMIGOS DO PIPOQUINHA ANIVERSÁRIO CLUBES BLOG RESPIRANDO CARNAVAL LETRA DO SAMBA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL 1 WEB RÁDIO GLOBELEZA ENTREVISTA PROGRAMA PRÉ CARNAVAL PROGRAMA RESPIRANDO CARNAVAL PROGRAMAS BLOCO LULUZINHA LIESAG BLOCO CATURRA CARNAVAL DE RECIFE SEMENTES DO AMANHÃ JORNAL BLOCO AS VENENOSAS RECIFE BLOCO DO CAROÇO CORTE MUNICIPAL UNIDOS DA SÃO JOSÉ EM NOTA RÁDIO STÚDIO FM 104.9 mHz JORNAL CORREIO DO SUL REGIONAL BAILE MUNICIPAL DE CARNAVAL ANOS BLOCO DO SACY CARNAVAL DE OLINDA OLINDA TEMPORADAS LETRA DA SAMBA NO PÉ RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL UNIDOS DA PONTE RESGATANDO A HISTÓRIA CARNAVAL 2016 IMPÉRIO DO SUL PROGRAMA EXPRESSO NOTURNO RÁDIO UNIVERSIDADE AM 1.160 kHz CORTE MUNICIPAL MIRIM ANIVERSÁRIO DE SEMENTES DO AMANHÃ CARNAVAL 2015 COLUNA RESPIRANDO CARNAVAL GLOBELEZA 2017 LETRA DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO LETRA DA UNIDOS DO PROMORAR ENQUETE GLOBELEZA 2016 CARNAVAL 2017. AO VIVO CARNAVAL 2018. RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz E FM 106.3 mHz WEB RÁDIO CARNAVAL CARIOCA CLUBE DO COMÉRCIO LIBBAG CARNAVAL 2014 CLUBE GUARANY GLOBELEZA 2014 AUDIO ENCONTRO DE BLOCOS BURLESCOS PROGRAMA ESQUENTANDO OS TAMBORINS CARNAVAL 2010 CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2017 WEB RÁDIO CARNAVALESCO ANIVERSÁRIO DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL BLOCO BURLESCO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL LETRA DO AMIGOS DO PIPOQUINHA LETRA DO SAMBA 2011 ANIVERSÁRIO DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE ANIVERSÁRIO DA SAMBA NO PÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA PONTE ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO GABRIEL ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO JOSÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DO PROMORAR CARNAVAL 2009 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 ANIVERSÁRIO DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO APARTIR DE HOJE JÁ COMEÇA O ENSAIO DAS ESCOLAS DE SAMBAS JORNAL MERIDIONAL LESAG MUAMBA POPULAR CARNAVAL ANO NOVO FELIZ NATAL LETRA DO SAMBA 2010 LETRA DO SAMBA 2012 LETRA DO SAMBA 2014 LETRA DO SAMBA 2015 RETROSPECTIVA RÁDIO DIFUSORA FM 106.3 mHz CARNAVAL 2019 PRIMEIRO DIA DO ANO TEMPORADA 2008 TEMPORADA 2013/2014 ANIVERSÁRIO DO IMPÉRIO DO SUL CARNAVAL 2018 CLIPE DAS ESCOLAS DE SAMBA DECRETO GLTC LETRA DA SEMENTES DO AMANHÃ LETRA DO SAMBA 2009 LETRA DO SAMBA 2013 LETRA DO SAMBA 2016 LETRA DO SAMBA 2017 LETRA DO SAMBA 2019 LIBAG NOTA DAS CADEIRAS RESGATANDO A HISTÓRIA DA SAMBA NO PÉ VANDERLEI SOARES APLICATIVOS CARNAVAL 2023 CARNAVAL 2024 CELULARES GLOBELEZA 2018 GRUPO BLOCH JORNAL A EVOLUÇÃO LETRA DO SAMBA 2018 REDE MANCHETE RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO JOSÉ RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DO PROMORAR RIO DE JANEIRO SUPER RÁDIO TUPI AM 1280 kHz e FM 96.5 mHz TUPI CARNAVAL TOTAL ANIVERSÁRIO DO AMIGOS DO PIPOQUINHA APRENDIZES DO SAMBA BLOCO BANDA DO TICÃO COLUNA A EVOLUÇÃO NO CARNAVAL COMUNICADO LETRA DO SAMBA 2023 LETRA DO SAMBA 2024 MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL ORDEM DOS DESFILES OS PARCEIROS DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL TEMPORADA 2006 TEMPORADA 2007 ANIVERSÁRIO DA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL DEFENSORES DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE ARROIO GRANDE FOI NO CARNAVAL QUE PASSOU... LETRA DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DO SAMBA UNIDOS DA SÃO JOSÉ BLOCO AMIGOS DA 15 GLOBELEZA 2015 PORTAL TERRA DE MAUÁ PROGRAMA SAMBA DE PRIMEIRA RÁDIO GLOBO AM 1220 kHz e FM 89.5 mHz ARROIO GRANDE BARÃO DE MAUÁ BLOCO BURLESCO CARNAVAL RECIFE LETRA DA APRENDIZES DO SAMBA PROGRAMA TOQUE POPULAR RÁDIO GUAÍBA AM 720 kHz e FM 101.3 mHz SORTEIO DA ORDEM DOS DESFILES SÃO PAULO TRIO ELÉTRICO VISCONDE DE MAUÁ WEB RÁDIO ARQUIBANCADA ANGELA MARIA AYTON SENNA BLOCO BOHEMIOS BLOCO DA SERAFINA BLOCO KALILA BLOCO TNT BLOCO UDT BLOCO XUSMERIO DA NEGRINHA CARNAVAL 2020 CARNAVAL DA MANCHETE CLASSIFICADOS DA ESCOLAS DE SAMBA ESTAÇÃO PRIMEIRA DA ZONA NORTE GTC LETRA DO IMPÉRIO DO SUL LIESA MEMÓRIA DO CARNAVAL PROGRAMA SAMBA DE ENREDO DE ARROIO GRANDE REDE CNT REVISTA MANCHETE RÁDIO BANDEIRANTES AM 640 KHZ E FM 94.9 MHZ RÁDIO CHARRUA AM 1.140 kHz E FM 97.7 mHz RÁDIO MANCHETE AM 760 kHz RÁDIO PELOTENSE AM 620 kHz S. ROSAS DE OURO SBT SONHO DE CRIANÇA TRIO ELÉTRICO PROIBIDOS TVCOM

© Copyright 2010–2024 TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS DO GRUPO TAVARES DE COMUNICAÇÃO S.A.