BLOG RESPIRANDO CARNAVAL - O CARNAVAL É O ANO INTEIRO: Freixo Quer Ampliar Participação do Poder Público no Carnaval, Trabalhar com os Blocos, Liesa e Pagar Subvenção Ainda em Junho ou Julho
"CONTAGENS REGRESSIVA EM 2018 RUMO DOS http://www.respirandocarnaval.blogspot.com.br//!"




AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DA MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA


OBS: ENTRE CONTATO CLICA AQUI E BASTA PREENCHER OS DADOS E PASSA A AGENDA AS INFORMAÇÕES DA SUAS ESCOLAS DE SAMBAS E BLOCOS BURLESCO PRA NÓS DIVULGAR AQUI.
CONFIRA AS DATAS DAS GRANDE FINAIS NAS QUADRAS DAS ESCOLAS DE SAMBA NO CARNAVAL 2019 DO RIO DE JANEIRO, E OUÇA NA WEB RÁDIO 1, WEB RÁDIO 2 E A WEB RÁDIO 3. E CONFIRA AS DEMAIS AGENDA DAS GRANDE FINAIS DE SAMBA DE ENREDO CLICA AQUI.
SEXTA-FEIRA – 28 DE SETEMBRO
23HS – QUADRA DA UNIDOS DE VILA ISABEL NA WEB RÁDIO 1 E WEB RÁDIO 2

SÁBADO – 29 DE SETEMBRO
23HS – QUADRA DA VIRADOURO NA WEB RÁDIO 1 E WEB RÁDIO 2

QUINTA-FEIRA – 04 DE OUTUBRO
22HS – QUADRA DA BEIJA-FLOR NA WEB RÁDIO 1 E WEB RÁDIO 2

SEXTA-FEIRA – 05 DE OUTUBRO
23HS – QUADRA DA PORTELA NA WEB RÁDIO 1 E WEB RÁDIO 2

SÁBADO – 06 DE OUTUBRO
20HS – QUADRA DA UNIÃO DA ILHA NA WEB RÁDIO 1 E WEB RÁDIO 2

QUINTA-FEIRA – 11 DE OUTUBRO
23HS – QUADRA DO SALGUEIRO NA WEB RÁDIO 1 E WEB RÁDIO 2

SÁBADO – 13 DE OUTUBRO
23HS – QUADRAS DA UNIDOS DA TIJUCA NA WEB RÁDIO 1 E WEB RÁDIO 2 E MANGUEIRA NA WEB RÁDIO 3

QUARTA-FEIRA – 17 DE OUTUBRO
22HS – QUADRA DA IMPERATRIZ NA WEB RÁDIO 1 E WEB RÁDIO 2

FAZER DOWNLOADS DOS SAMBAS DE ENREDO, LETRAS DE SAMBA DE ENREDO, MAPAS DAS PLANILHAS DAS NOTAS E A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL CLICA AQUI. E DE OUTRAS CIDADES CLICA AQUI.


VEJA ABAIXO JÁ FOI DEFINIDO Á ORDEM DOS DESFILES DAS OUTRAS CIDADES:

RIO DE JANEIRO

SÃO PAULO

PORTO ALEGRE

URUGUAIANA

CONFIRA AS DEMAIS CIDADES:

sábado, 22 de outubro de 2016

Freixo Quer Ampliar Participação do Poder Público no Carnaval, Trabalhar com os Blocos, Liesa e Pagar Subvenção Ainda em Junho ou Julho

http://i1.wp.com/www.carnavalesco.com.br/wp-content/uploads/2016/10/freixo_221016__capa.jpg
O candidato Marcelo Freixo (PSOL) para Prefeitura do Rio de Janeiro teve um encontro com sambistas nesta sexta-feira, no Cais da Imperatriz, Zona Portuária, para falar sobre suas propostas para o carnaval do Rio. Freixo comprometeu-se, caso eleito, criar uma subsecretaria municipal do carnaval e expandir o diálogo com as escolas de todos os grupos além, dos blocos de rua. Ainda durante o encontro, o candidato do PSOL propôs democratizar o acesso aos desfiles das escolas do Grupo Especial. Ele pretende trabalhar em parceria com a Liesa para garantir preços populares na arquibancada e não limitar as classes mais humildes ao primeiro ou aos últimos setores da Sapucaí.
 
http://i2.wp.com/www.carnavalesco.com.br/wp-content/uploads/2016/10/freixo_221016_4.jpg
– Há quatro anos, quando pensávamos em uma possível candidatura passei a ter encontros para ouvir as necessidades de cada setor e, me falaram que tinha um grupo ligado ao carnaval que queria conversar comigo. Na época, me reuni com um grupo pequenininho, composto de sambistas e alguns jornalistas da área. A partir dali tive ideia de como é complexo e passei a me interessar mais pelo assunto. Hoje estou vendo como essa corrente cresceu. Ver todas essas pessoas que estão aqui hoje falando sobre esse assunto me deixa muito feliz, porque a gente olha para trás e vê como estava certo. Na ocasião, fui lá para ouvir, e é isso quero continuar fazendo, ouvindo vocês – garantiu o candidato.
 
Durante o encontro, Freixo ouviu sugestões de pessoas ligadas aos e blocos do Rio e escolas de samba. O candidato fez questão de desmentir boatos de que teria planos de ‘destruir o carnaval’ e por fim na ‘Liesa’.
 
http://i2.wp.com/www.carnavalesco.com.br/wp-content/uploads/2016/10/freixo_221016_3.jpg– O carnaval é a maior festa que realizamos, e nesse encontro sobre ele quero começar dizendo que nunca, em tempo algum, escrevemos ou falamos que queremos destruir o carnaval, as escolas e os blocos dessa cidade. Muito menos defendemos o fim de qualquer liga que seja, e vou pegar como exemplo a própria Liesa que é uma das principais entidades representativa das escolas de samba há trinta anos e faz um trabalho importantíssimo. Queremos, sim, ampliar a participação do poder público e trabalhar em conjunto com as Ligas – pontuou o candidato.
 
Representantes de escolas de samba e de blocos tiveram a palavra durante o evento e, o que a maioria pediu a Marcelo Freixo, caso eleito, é que ele repense o modelo de blocos de rua, além de expandir o diálogo com as agremiações e ressaltar a importância delas para a cultura do Rio de Janeiro. O jornalista e escritor Fábio Fabato expôs seu descontentamento com a ‘mercantilização do carnaval’.
 
http://i0.wp.com/www.carnavalesco.com.br/wp-content/uploads/2016/10/freixo_221016_5.jpg– Carnaval não é meramente turismo, não é meramente Riotur, apesar de ter um papel fundamental, o carnaval é assunto da secretaria de Cultura, que tem falhado porque o carnaval virou um carnaval de negócio, um modelo de mercantilização de uma festa que é pública em essência porque tem povo. Tem um samba do Salgueiro que tem um verso assim: história beirando a poesia, o que a gente quer Marcelo Freixo é que vocês façam história beirando a poesia – disse Fabato.
 
Em resposta ao público presente, o candidato do PSOL afirmou que a prefeitura não pode fugir da responsabilidade de fazer o carnaval. Ele pretende estar próximo das pessoas que fazem a festa acontecer.
 
– A subsecretaria municipal de carnaval terá como principal função garantir a participação do poder público na gestão do desfile das escolas de samba e na organização do carnaval de rua. Isso não significa o esvaziamento da importância da Riotur. Muito pelo contrário. A Riotur cumpre um papel decisivo no que se refere às políticas voltadas para o turismo durante o carnaval. Mas a prefeitura precisa pensar o carnaval para além do turismo – afirmou Freixo que também se comprometeu em antecipar o repasse dado às escolas de samba pela prefeitura.
 
http://i1.wp.com/www.carnavalesco.com.br/wp-content/uploads/2016/10/freixo_221016_6.jpg– Vamos planejar melhor o calendário do repasse dos valores junto com as escolas de samba. É necessário se passar a verba para as escolas, e agora já falo de todos os grupos, em junho ou julho. Não podemos deixar as escolas e suas entidades sem verbas em época que suas atividades nas quadras estão paradas, e acabarem por isso tendo negociações complicadas, estando com o pires nas mãos. A questão é estruturar o carnaval e tornar as escolas cada vez mais independentes financeiramente, para terem poderes de melhores negociações em geral – pontuou o candidato que propôs aos presentes conversar com as ‘pessoas que fazem o carnaval’ para pensar em uma agenda cultural para o ano todo.
 
– Andei conversando com os representantes de hotéis e ouvi deles que preferem ter vários eventos na cidade ao invés de um único grande evento como o Rèveillon, por exemplo. Por que não fazer uma parceria com os hotéis para eles levarem seus hóspedes na Portela, ao Império Serrano, Casa do Jongo? Vamos dialogar com as escolas de sambas e blocos de rua para desenvolver um calendário de festas carnavalescas fora do período do carnaval, ocupando diversas áreas da cidade, como é o caso do Boulevard Olímpico, do Parque Madureira e do Sambódromo. Isso valoriza a cultura do carnaval, aquece o turismo na cidade e amplia as possibilidades de lazer dos cariocas.
 
Escolas da Intendendte Magalhães
Durante sua fala, Marcelo Freixo propôs ajuda também para as escolas de samba que desfilam na Intendente Magalhães.
 
http://i0.wp.com/www.carnavalesco.com.br/wp-content/uploads/2016/10/freixo_221016_2.jpg– A prefeitura deve ter um carinho especial com o carnaval da Intendente Magalhães. Por isso insistimos na importância da criação de uma subsecretaria municipal do carnaval. Nosso compromisso é de ampliar os investimentos nas escolas de samba de todos os grupos. Esse grupos da Intendente são muito importantes para o carnaval da cidade. Não queremos que nenhum agremiação desista de existir só porque não desfila na Sapucaí. E para além de todas as escolas, temos nossos blocos de rua. Nessa área nosso principal objetivo será reduzir a burocracia e democratizar a ocupação da cidade durante o período da festa. Para isso, vamos dialogar com todos os grupos, coletivos e blocos que fazem do Rio o melhor carnaval de rua do Brasil.
 
Freixo grantiu que fará a Cidade do Samba 2 e que gastar com o carnaval é investimento, não só financeiro, mas fundamentalmente cultural.
 
– Vamos conversar com todas as escolas de samba para definir o melhor local e estabelecer um plano de metas para a conclusão da obra da sonhada sede para a Cidade do samba 2. Existem muitos galpões, fábricas e armazéns abandonados na cidade que poderiam ser recuperados para servirem para isso. Um bom exemplo é a antiga fábrica de sabão localizada na Avenida Brasil. Mas tudo isso tem que ser feito com muito cuidado e planejamento, respeitando os limites orçamentários do município. Embora tenhamos clareza que gastar com carnaval é investimento não só financeiro, porque a festa dá lucro aos cofres do município, mas principalmente investimento cultural – finalizou o candidato do PSOL.
 
FONTE: CARNAVALESCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...