BLOG, BLOCO BURLESCO E WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL - O CARNAVAL É O ANO INTEIRO! - ANO 15: 'Ô Explode Coração', do Salgueiro Completa 23 Anos de Sucesso e é Cantado Até o Dia de Hoje






FAZER DOWNLOADS DOS SAMBAS DE ENREDO, LETRAS DE SAMBA DE ENREDO, MAPAS DAS PLANILHAS DAS NOTAS E A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL CLICA AQUI. E DE OUTRAS CIDADES CLICA AQUI.


CALENDÁRIO DA FINAL DE ESCOLHA DE SAMBA-ENREDO

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

'Ô Explode Coração', do Salgueiro Completa 23 Anos de Sucesso e é Cantado Até o Dia de Hoje

http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/wp-content/uploads/2013/12/salgueiro93.jpgE Foi na Voz do Intérprete Quinho que Diz no Refrão da Música Ô EXPLODE CORAÇÃO / NA MAIOR FELICIDADE / É LINDO O MEU SALGUEIRO / CONTAGIANDO E SACUDINDO ESSA CIDADE’, e que Caiu na Boca do Povo. Até quem era criança ou nasceu após 1993 conhece bem esse refrão. Há 23 anos, o Salgueiro “tomou de assalto” a Marquês de Sapucaí com um desfile, que não foi o melhor plasticamente, mas que se sustentava em um samba-enredo que ficou na memória do povo e levou a escola da Tijuca ao título daquele ano, depois de 18 anos de jejum e provando a velha máxima de que ‘Samba-enredo ganha Carnaval’, ele lembra que, logo no início, a torcida na Sapucaí abraçou o samba. “Logo que chegamos no setor 1 e comecei a cantar, o público veio junto e cantou com a gente. E foi assim por todo o tempo de desfile. Parecia que só tinha salgueirense na avenida”, afirmou Quinho.

E Foi Desenvolvido pelo carnavalesco Mário Borriello, E dos Compositores da Obra-Prima, Arizão, Guaracy, Celso Trindade, Bala e Demá Chagas. “Fico feliz de ver como o samba ficou na memória. Vejo gente que nasceu após 93 cantar e sempre me emociono”, disse Demá Chagas.

Com o rebaixamento de três escolas no Carnaval de 1992, finalmente a Liesa atingiu para 1993 o objetivo de limitar o número de agremiações do Grupo Especial a 14. Por tabela, estava eliminado o que, para a entidade, era um grande problema: os desfiles sob a luz do sol.

E uma outra medida no regulamento dava a dimensão das dificuldades pelas quais as escolas atravessavam: o número máximo de alegorias seria de 12, em vez de 15, e a quantidade mínima seria nove.

A crise econômica acabou se refletindo nos desfiles e, salvo poucas exceções, a qualidade de alegorias e fantasias acabou sendo inferior à de outros carnavais. Mas isso, de forma nenhuma, significou que as escolas se apresentaram mal. Ao contrário: as escolas, na maioria, fizeram apresentações com muito samba no pé.

As expectativas para o Carnaval de 1993 eram diversas, mas uma ausência seria muito sentida: pela primeira vez desde 1973, Joãozinho Trinta não assinaria nenhum desfile no Grupo Especial. A substituta na Beija-Flor seria a carnavalesca Maria Augusta, que levaria à Sapucaí o enredo “Uni-duni-tê, a Beija-Flor Escolheu, É Você!”, sobre o imaginário infantil.

Depois do título de 1992, a Estácio de Sá escolheu uma temática completamente diferente. O enredo “A Dança da Lua” era baseado numa lenda dos índios Karajás sobre a lua e suas quatro fases. A vice-campeã Mocidade optou por um enredo mais leve: “Marraio, Feridô, sou Rei”, sobre o universo dos jogos.

Havia grande expectativa em relação ao Salgueiro, que desfilaria com o enredo “Peguei um Ita no Norte”, sobre os migrantes do Norte e Nordeste do Brasil que tentavam a sorte no Centro-Sul. O samba-enredo já se mostrava com uma grande pegada com o refrão “Explode Coração”, embora as eliminatórias tenham sido polêmicas, já que o samba de Sereno e parceiros, era poético e considerado melhor tecnicamente.

Outra escola que dava esperanças aos seus torcedores era a Portela, que contratou o carnavalesco Mário Monteiro, campeão pela Estácio, para desenvolver “Cerimônia de Casamento”, que prometia levar ao público tudo sobre a tradicional instituição.

Terceira colocada em 1992, a Imperatriz Leopoldinense contaria a história do Carnaval desde o nascimento de Cândido José de Araújo Viana, o Marquês de Sapucaí, ocorrido exatamente duzentos anos antes.

Já a Estação Primeira de Mangueira faria um enredo sobre o fruto manga e ainda uma auto-homenagem. A Viradouro, depois do desastre de 1992, falaria sobre o amor, enquanto a União da Ilha voltaria às suas características de leveza e irreverência, e teria como temática o circo.

A Unidos de Vila Isabel, depois de quase ser rebaixada, tentaria a volta por cima com um enredo de temática negra: “Gbala, Viagem ao Tempo da Criação”, sobre a criação e evolução do homem sob a ótica religiosa africana e com a esperança de um futuro melhor repousada nas crianças. O samba de Martinho da Vila era o melhor do ano.

A polêmica da fase pré-carnavalesca residia em Pilares. Na volta à Caprichosos, o carnavalesco Luiz Fernando Reis prometia exaltar o subúrbio, mas uma alegoria sobre a Zona Sul com uma prostituta e um assalto a um turista não caíram bem para a Liesa e a Riotur.

Completavam o desfile de 1993 Unidos da Tijuca, falando sobre as danças brasileiras, e as emergentes Grande Rio, com outro enredo sobre a Lua mas com viés diferente, e Unidos da Ponte, que abriria os desfiles contando a história das máscaras.

OS DESFILES
Com o perdão do trocadilho, a Ponte acabou não conseguindo mostrar a cara e o desfile não foi dos melhores. Três dos nove carros alegóricos quebraram, o que fez a escola desfilar com um número de alegorias abaixo do exigido pelo regulamento.

Para piorar, a chuva comprometeu o acabamento de carros e fantasias, sem contar que havia poucas máscaras num desfile sobre máscaras – no Acesso, a Tradição desfilou com o mesmo tema e passou bem melhor, a ponto de ser campeã.

http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/wp-content/uploads/2013/12/vilaisabel1993.jpgSegunda escola a desfilar, a Vila Isabel se recuperou muito bem do fraco desfile de 1992. Com Martinho da Vila ajudando Gera no carro de som, o samba rendeu o que dele se esperava (ganhou o Estandarte de Ouro).

O enredo desenvolvido pelo saudoso carnavalesco Oswaldo Jardim foi passado com muita coerência, mesmo com a escola ainda enfrentando sérias dificuldades financeiras.

A chuva ainda insistia em atrapalhar, mas a criatividade das fantasias e alegorias ficou evidente, principalmente no carro “Criação do Homem”, que tinha pessoas sendo “moldadas” em barro.

Não dava para a Vila brigar lá em cima, já que outras escolas mais bem estruturadas viriam a desfilar. Mas a Azul e Branco deu muito bem o recado de que estava viva. O samba dizia “Gbala é resgatar, salvar”, e a escola estava mesmo salva.

Já a União da Ilha entrou na avenida com um enredo diferente, sobre os tipos de circo. O carnavalesco Silvio Cunha, ex-Portela, abordou desde os circos na época medieval até os circos da televisão e da Fórmula 1, com direito a trocadilho no samba: “O domador quando entra em ‘Senna’ não dá mole pro Leão”, numa referência ao tricampeão e ao rival Nigel Mansell.

A verdade é que essa parte do desfile foi inferior à que abordava os palhaços e o espetáculo circense, no caso o ponto alto da exibição insulana. Nesse setor, destacou-se o grande palhaço Carequinha, ainda em boa forma.

Foi uma apresentação alegre, com a cara da Ilha, e o público pela primeira vez naquele ano ficou mais empolgado, até porque a bateria de Mestre Paulão brilhou com diversas paradinhas.

Em seguida entrou na Sapucaí a Unidos do Viradouro, levando ao público o amor em diferentes aspectos, desde o amor à própria escola até o amor pela natureza ou pela liberdade e também famosos romances como o de Maria Bonita e Lampião.

Max Lopes, apoiado pelo então jovem Mauro Quintaes, voltou a brilhar na concepção de alegorias (como a do amor de Tiradentes pela liberdade) e fantasias, mas a escola acabou realizando uma apresentação fria, e com problemas de evolução.

Isso porque, depois dos problemas causados pelo incêndio e a perda de pontos em cronometragem em 1992, a direção de harmonia da escola apertou o passo dos componentes desde o início do desfile, que acabou tendo claros em alguns momentos.

Sempre aguardada com ansiedade, a Mocidade Independente de Padre Miguel pisou forte na pista para tentar recuperar o título. Antes do desfile, o patrono Castor de Andrade foi vaiado após fazer um discurso inflamado contra a “perseguição” aos bicheiros encampada pela juíza Denise Frossard – meses depois, Castor e outros patronos de escolas de samba seriam condenados a prisão.

http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/wp-content/uploads/2013/12/mocidade93.jpgNa avenida, e enredo da Mocidade sobre os jogos visitou a Grécia Antiga e os Jogos Olímpicos modernos, viajou do jogo de dados até os games eletrônicos e Renato Lage brindou o público com um show high tech.

A comissão de frente representava o Dream Team do basquete americano da Olimpíada de Barcelona, e era formada por jogadores negros e carecas. Jogos como dados, xadrez e bola de gude (que, aliás, tinha referência no título do enredo) não foram esquecidos.

Mas o grande destaque em termos de alegorias foi o carro “Diversões Eletrônicas” (foto), com um menino gigante jogando videogame com um joystick. O garoto usava um óculos 3D cujas lentes eram televisores e a ideia surtiu belo efeito. Além disso, o carro emitia sons de videogame.

O samba, para o meu gosto, era bem inferior aos dos três anos anteriores, mas até que a harmonia da escola esteve bem. E, claro, a Bateria Nota 10 teve atuação segura. O desfile foi o melhor do ano até aquele momento, e a Mocidade brigaria sem dúvida pelas primeiras posições, embora em posição não tão forte como de 1990 a 1992.

A Portela foi a penúltima escola a desfilar no domingo (já era madrugada de segunda) e não teve uma apresentação das melhores. O enredo sobre o casamento teve alguns bons momentos em alegorias e nem tanto em fantasias, já que a Majestade do Samba sempre teve no luxo dos figurinos o ponto forte e a concepção naquele ano foi diferente.

A águia desfilou acompanhada por uma fêmea e um filhote, numa bela ideia do carnavalesco Mário Monteiro. As alas estavam bem divididas, apesar da concepção das fantasias, e a formação da família, bem como temas modernos como o Casamento Gay e os relacionamentos sem compromisso, foram apresentados ao público.

O samba era agradável e a condução da Tabajara do Samba era garantia de uma boa nota. Mas o público não se empolgou tanto e a Azul e Branco deixou a Sapucaí com um gosto de quero mais. A crítica de “O Globo” carregou nas tintas: “Os componentes, que começaram animados, terminaram arrastando os pés. Muitos chegaram à Apoteose literalmente andando.”

Falando em Apoteose, no fim a bateria foi mal posicionada à direita da pista, por onde deveriam passar as alegorias. Isso gerou confusão na dispersão e um bate-boca entre diretores da escola – o presidente Carlinhos Maracanã teve de intervir pessoalmente para amenizar os ânimos.

http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/wp-content/uploads/2013/12/imperatriz.jpgA Imperatriz Leopoldinense encerrou o desfile de domingo como a melhor escola até então, à frente da Mocidade. Pouca gente sabia quem era o Marquês de Sapucaí que dava nome à avenida que virou pista de desfiles e a carnavalesca Rosa Magalhães aproveitou o gancho do bicentenário deste para “apresentá-lo”, e ainda fazer uma linda viagem pela história do Carnaval desde então.

A comissão de frente (foto) esteve simplesmente espetacular, com figurinos de extremo bom gosto que remetiam ao tempo da nobreza imperial, com suas inconfundíveis máscaras. Era a primeira de uma série de comissões de frente da Imperatriz que marcariam época nos desfiles.

A Rainha de Ramos relembrou os tempos das grandes sociedades e das celebrações nas ruas, e prestou linda homenagem aos carnavalescos que abrilhantaram o Carnaval contemporâneo, como Fernando Pinto, Arlindo Rodrigues, Joãozinho Trinta e Viriato Ferreira, que chegou a trabalhar com Rosa na criação das fantasias daquele desfile, mas morreu no fim de 1992.

O samba teve ótimo rendimento no desfile, com Preto Joia (vencedor do Estandarte de Ouro daquele ano) e Rixxa primorosos no canto, e a bateria mostrou um excelente andamento, nem tão rápido nem tão cadenciado.

De volta ao Grupo Especial, a Acadêmicos do Grande Rio abriu muito bem a segunda noite de desfiles. O enredo sobre a lua foi bem desenvolvido pelo carnavalesco Alexandre Louzada, com um conjunto alegórico pertinente ao tema e boas fantasias.

O samba cantado pelo estreante Nêgo caiu no gosto popular com o refrão central “Ô luar, ô luar / Vem pratear a nossa rua / A semente da fartura semear / Virar o mundo de bumbum pra lua” sendo entoado a plenos pulmões por componentes e público.

As diferentes fases da lua, a lua de mel e até a corrida espacial rumo ao satélite da Terra foram abordadas no desfile, que deixou a clara sensação de que manteria a agremiação na elite do Carnaval carioca com folga.

Com o carnavalesco Luiz Fernando Reis de volta, a Caprichosos foi a segunda a desfilar, e a apresentação foi decepcionante. Não sei houve problemas de recursos ou de barracão, mas esteticamente a escola esteve bem inferior às demais.

O enredo sobre o subúrbio, polêmico desde a escolha, poderia ter sido tratado de uma forma mais poética e não tão agressiva, exaltando o que a Zona Norte tem de melhor e não deixando no ar um confronto Zona Norte/Sul ou Norte/Oeste.

Além disso, o samba-enredo não era dos melhores, e por isso mesmo não foi uma apresentação das mais empolgadas que a simpática escola de Pilares fez na sua passagem pela elite do Carnaval carioca.
http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/wp-content/uploads/2013/12/salgueiro93c.jpg
O desfile seguinte foi o que considero até hoje o mais empolgante de qualquer escola de samba de todos os tempos – já foi tema até de uma coluna minha no Ouro de Tolo. Isso porque o que o Salgueiro fez na noite de 22 de fevereiro de 1993 dificilmente será igualado algum dia. Aliás, a própria agremiação da Tijuca equivocadamente tentou manter a fórmula de samba estilo Ita e se deu mal.

Mas voltando a 1993, salgueirenses famosos estavam entorpecidos de emoção durante o cortejo, como o cantor Jorge Ben Jor, o ator Eri Johnson e a triatleta Fernanda Keller. Na Cabine da TV Globo, Fernando Vannucci dava o tom do que estava acontecendo: “Dá vontade de sair da cabine e ir lá fora cantar. Não preciso falar mais nada. O povo fala!”

Mas não foi apenas um samba contagiante que ganhou aquele Carnaval. O enredo, inspirado na canção de Dorival Caymmi e que falava de uma viagem de Belém ao Rio, retratando as diferentes culturas do Brasil, foi muito bem contado.

http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/wp-content/uploads/2013/12/salgueiro93b.jpgAs alegorias poderiam não estar no nível de grandiosidade de uma Mocidade ou Imperatriz, mas se retratavam bem o enredo, que mal há nisso? Assim como aconteceu em desfiles da Mangueira nos anos 80 e da Estácio em 1992, o conjunto alegórico, embora mais simples, era bastante claro para o público e jurados.

As fantasias estavam superiores às alegorias e criaram um conjunto de cores belíssimo, com o vermelho e branco da escola sendo valorizados, mas ao mesmo tempo intercalados com prata e ouro.

O Ita, ou melhor, o desfile, fez diversas paradas em cidades brasileiras e no fim o sonho realizado da chegada da embarcação ao Rio de Janeiro não foi apoteótico apenas no que o enredo contava, mas na prática também.

Falar do rendimento do samba é chover no molhado e a comunicação com o público foi ainda melhor do que a Estácio conseguiu em 1992. Houve momentos em que mal se ouvia o carro de som, tamanha a euforia do público, que fez coreografia em todos os setores de arquibancada. 

salgueiro93dO samba ainda estava à feição do estilo irreverente do intérprete Quinho e a bateria de Mestre Louro, embora mais acelerada do que em anos anteriores, como sempre deu o recado com extrema competência.

O único pecado do Salgueiro foi a evolução. Como de costume, a escola desfilou inchada, com cerca de 5 mil componentes, e houve alguns descompassos. Para piorar, a porta bandeira Taninha caiu em frente a um módulo de jurados e, dependendo do sorteio das notas, poderia haver perda de pontos.

De qualquer forma, foi uma apresentação inesquecível e o Salgueiro era super hiper mega favorito ao título salvo alguma outra catarse pouco provável àquela altura.

Passado o grande desfile salgueirense, a Unidos da Tijuca entrou na passarela com o enredo “Dança, Brasil”, sobre as diversas danças de nosso país desde o descobrimento até aquela época.

Com o público ainda cansado depois de cantar e vibrar na apresentação do Salgueiro, a Tijuca também não ajudou ao fazer um desfile morno, até porque o samba não era vibrante e visualmente o conjunto não era dos melhores.

Já a campeã Estácio de Sá teve um desfile repleto de problemas e acabou não reeditando a excelente apresentação do ano anterior. Minutos depois de a escola ter iniciado sua exibição, carro de som quebrou e Dominguinhos parou de cantar o samba. A Vermelho e Branco exigia que o relógio fosse zerado e tudo recomeçasse, mas o presidente da Liesa, Capitão Guimarães, não aceitou.

Depois de uma áspera discussão, Dominguinhos recomeçou a cantar quando o cronômetro já marcava nove minutos. Com isso, além de a escola ter esfriado, a Estácio teve uma evolução apressada e “esburacada” o tempo todo e, para piorar, o próprio sistema de som falhou depois, o que matou de vez a harmonia da escola.

De qualquer forma, a despeito de o samba ser melódico e de figurinos e alegorias terem qualidade, o desfile sobre a lenda karajá e as fases da lua não empolgou. O tema era mais denso do que aquele apresentado pela Grande Rio, que sem dúvida teve melhor comunicação com o público.

Sem Joãozinho Trinta, a Beija-Flor fez uma agradável, bonita e correta, mas morna apresentação. Maria Augusta deu sua cara ao Carnaval da escola, com alegorias multicoloridas e de fácil leitura, mesmo sem serem tão grandes como as de desfiles anteriores da escola.

No entanto, para o meu gosto, isso não impediu que a escola apresentasse muito bem o enredo sobre a infância. A qualidade de acabamento de figurinos e carros e o bom gosto eram indiscutíveis. Nos demais quesitos a escola passou bem, mas, de fato, faltou um item fundamental: empolgação.

Aí vale relembrar uma história contada por Neguinho da Beija-Flor anos mais tarde. Segundo o grande cantor, ele chegou à Sapucaí “derrotado” depois de ver pela televisão o incrível desfile do Salgueiro. Não sei se por isso, o samba foi cantado num tom um pouco abaixo (e menos alegre) do que na gravação do CD. Fato é que os componentes cantaram, sim, mas sem aquele “sangue nos olhos” típico da comunidade nilopolitana.

Pelo sim, pelo não, Neguinho jura que, desde então, não vê mais os desfiles anteriores ao da Beija-Flor… Mas fato é que a Deusa da Passarela deu muito bem o seu recado em 1993.

http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/wp-content/uploads/2013/12/mangueira93.jpgA última escola a desfilar foi a Estação Primeira de Mangueira. E foi uma apresentação das mais vibrantes daquele ano. Para começar, a diretoria da escola distribuiu milhares de bandeirinhas da Verde e Rosa nos setores de arquibancada e a solução deu belo efeito e levou o público para o lado da escola no começo do desfile.

O samba, como de costume, foi elevado a um outro patamar graças à interpretação sem igual de Jamelão, que recebeu o competente apoio de Sobrinho e Eraldo Caê. A Bateria de Mestre Taranta teve um excelente andamento e era quase uma certeza de nota máxima.

O enredo sobre a manga foi bem desenvolvido e as origens do fruto, bem como a multiplicação em outros países, foram traduzidas em um bom conjunto alegórico e de fantasias. Alguns torceram o nariz pelo fato de o carnavalesco Ilvamar Magalhães ter usado diversas cores, sem se ater muito ao verde e o rosa. Mas não compartilho dessa opinião, e a divisão cromática foi coerente para que o enredo se propunha.

A última parte do desfile foi dedicada a uma auto-homenagem e um belo trecho do samba dizia “Entre tantos tipos de mangueira / Há uma especial na Estação Primeira / Ela simboliza o samba / É união de gente bamba / Onde desabrocham tantas flores”.

A Mangueira manteve-se empolgada até o fim de sua apresentação, que, no entanto, teve falhas de evolução. O carro da caravela (foto acima), onde estava Angélica, era muito alto e não passava pela torre de TV.

A escola parou por alguns minutos até a apresentadora ser retirada e empurradores vencerem a torre na marra, danificando o topo da alegoria. Apesar disso, foi o melhor desfile mangueirense em anos e a escola poderia brigar em cima.

REPERCUSSÃO E APURAÇÃO
Terminado o desfile de 1993, a expectativa era a de uma vitória do Salgueiro, pelo conjunto da obra e a empolgação de sua exibição. Imperatriz, Mangueira e Mocidade, também com ótimas apresentações, poderiam incomodar, mas nem o salgueirense mais pessimista temia um revés.

Na apuração, o Salgueiro, mesmo merecendo a vitória, acabou tendo uma dose de sorte, pois, no sorteio dos julgadores, a jurada do módulo no qual a porta-bandeira Taninha sofrera sua queda não teve a nota computada.

A única ameaça ao título salgueirense por incrível que pareça foi a Beija-Flor, de quem não se falava muito, mas esteve empatada na liderança com a Vermelho e Branco até o quinto de dez quesitos.

Mas nos últimos quesitos o Salgueiro consolidou a vitória que quebrou o jejum de 18 anos sem títulos, e a escola de Nilópolis perdeu o vice para a Imperatriz, que, de fato, desfilou melhor.

Completaram o grupo das cinco primeiras colocadas a Mocidade e a Mangueira. Como foram comprovadas tentativas de manipulação de resultados, não houve rebaixamento para 1994 e as duas últimas colocadas, Caprichosos e Unidos da Ponte, foram salvas.

“Todo ano eles nos garfavam, mas esse ano deu. O Salgueiro merecia esse título há muito tempo”, desabafou Miro, patrono do Salgueiro.

Alívio também para Taninha pelo fato de sua queda não ter prejudicado o Salgueiro. Ao ouvir a terceira nota 10 válida ela começou a chorar abraçada à bandeira da escola:

“Eu já tinha acabado minha evolução e estava saindo quando tropecei num cabo de TV. Parecia que o mundo tinha caído junto comigo.”

Julgadora do módulo em que Taninha caiu, Beatriz Badejo, que deu nota 9,5, disse ter ficado tão nervosa quanto Taninha por causa da queda, mas confirmou que já havia dado um sinal ao casal informando que o julgamento já havia terminado.

Caprichosos de Pilares e Unidos da Ponte saíram rebaixadas da apuração, mas uma comprovação de manipulação de resultados fez a Liesa determinar que não haveria descenso para 1994.

RESULTADO OFICIAL
POS. ESCOLA PONTOS
Acadêmicos do Salgueiro 300,5
Imperatriz Leopoldinense 298
Beija-Flor de Nilópolis 296,5
Mocidade Independente de Padre Miguel 295,5
Estação Primeira de Mangueira 292,5
Estácio de Sá 289,5
Unidos do Viradouro 289
Unidos de Vila Isabel 287
Acadêmicos do Grande Rio 286
10º Portela 280,5
11º União da Ilha do Governador 279
12º Unidos da Tijuca 278
13º Caprichosos de Pilares 275,5
14º Unidos da Ponte 245,5

Em outro desfile de ótimo nível no Grupo de Acesso, subiram para a elite Tradição e Império Serrano. Como já contado, a Tradição fez um enredo sobre as máscaras no Carnaval, enquanto o Império fez uma autoexaltação, desta vez sem tom de protesto, com um extraordinário samba de autoria de Aluízio Machado.

Quarto a desfilar na sexta feira, em um desfile que pela primeira vez teve dois dias, o Império foi a escola mais aclamada pelo público, pois, além de um samba melhor e um enredo muito bem contado, apresentou um luxo e requinte nos conjuntos visuais não visto nos dois anos anteriores, sobretudo em 1991, quando caiu do Grupo Especial.

A comissão de frente foi impactante, com 11 imperadores do samba com capas de veludo verde bordadas. Havia duas alegorias com a coroa imperial, a primeira e a última, e diversas alas tinham o símbolo da escola. O Império foi recebido na Apoteose com gritos de “é campeã”.

Já a Tradição foi a última escola a desfilar na primeira noite, já na manhã de sábado de Carnaval. Com o sambódromo quase vazio, a escola de Campinho arrancou aplausos dos que permaneciam, pois também fez um excelente desfile na defesa do enredo “Não me leve a mal, hoje é Carnaval”.

A história das máscaras na África, Egito, China e aqui, no Carnaval brasileiro, foi muito bem dividida no enredo desenvolvido por Lícia Lacerda. O samba-enredo, mesmo inferior aos da época das obras de João Nogueira e Paulo César Pinheiro, era de qualidade e foi bem cantado na pista.

A apuração foi até tranquila para a Tradição, que obteve só uma nota diferente de 10 nas 30 válidas – 8 em samba-enredo. A escola somou 310 pontos contra 305 do Império. A distante terceira colocada foi a Unidos do Cabuçu, que homenageando Maurício de Sousa e os personagens da Turma da Mônica somou os mesmos 291 pontos da Santa Cruz e levou a melhor no desempate – quesito Ala das Baianas.

Foi rebaixada a última colocada Mocidade Unida de Jacarepaguá, enquanto três escolas subiram do Grupo B: a campeã Unidos de Villa Rica (“Quem não arrisca, não petisca, façam o jogo), a vice Canários de Laranjeiras (“Kaleidoscópio) e a terceira colocada Independentes de Cordovil (“Ogum, o que veio da África”).

CURIOSIDADES
– Como já havia ocorrido em 1988, a Manchete não pôde transmitir os desfiles do Grupo Especial do Rio. A emissora acabou tendo de concentrar sua cobertura no Carnaval da Bahia, que estava crescendo em âmbito nacional, e o narrador Paulo Stein foi para Salvador narrar os shows dos trios elétricos.

-A Estácio de Sá fez seu esquenta com o samba Globeleza, que ficara famoso nos anos anteriores sempre nas vozes dos intérpretes campeões vigentes, no caso Dominguinhos. O samba foi composto por ninguém menos do que Jorge Aragão.

– Sem a Manchete para concorrer com ela, a Globo montou um timaço de comentaristas para o desfile de 1993: Fernando Vannucci na narração, com comentários de Albino Pinheiro, Sérgio Cabral, Jorge Aragão e Leci Brandão.

– A transmissão do Grupo de Acesso de 1993 ficou a cargo da recém-criada OM. O comentarista principal era o grande Dominguinhos do Estácio, que se mostrou muito desenvolto na função. Outra atração era Paulo Silvino, que atuou como repórter na concentração e mostrou a habitual irreverência nas entrevistas – nos casos das entrevistas com mulheres, por que não dizer, saliência…

– Com o nono lugar em 1993, a Grande Rio consolidou sua permanência no Grupo Especial, de onde jamais saiu até hoje.

– O belo samba-enredo da Beija-Flor teve como um dos autores o compositor Edeor de Paula, o mesmo de “Os Sertões”, considerado por muito bamba o melhor samba de todos os tempos.

– O extraordinário intérprete Rixxa foi um quase bi vice-campeão em 1993. No Acesso, ele gravou o lindo samba “Império Serrano, um ato de amor”, de autoria de Arlindo Cruz, Aluízio Machado, Bicalho e Acyr Marques, mas não desfilou devido a divergências com a diretoria. No Grupo Especial, Rixxa cantou ao lado de Preto Joia na Imperatriz. No ano seguinte, ele seria o cantor do Arrastão de Cascadura no Acesso e apoio de Jamelão na Mangueira.

– Em 1993, duas das musas do Carnaval Carioca estiveram em escolas nas quais o público não estava acostumado a ver: Monique Evans desfilou pelo Estácio de Sá e Luma de Oliveira, pela Mangueira.

– Duas escolas do Acesso homenagearam a Mangueira. A Unidos do Jacarezinho, com o enredo “Mangueira, Beleza Que a Natureza Criou”, e a Mocidade Unida de Jacarepaguá, com “Dona Zica e Dona Neuma, Enredos de Verdade”. Num desfile com 16 escolas, a Jacarezinho acabou em 13º lugar e, como já escrito, a Mocidade Unida em último, rebaixada.

CANTINHO DO EDITOR – por Pedro Migão
1993 marca a única vez em que se comprovou tentativa de manipulação de resultados. Foram divulgadas escutas telefônicas envolvendo a Grande Rio, a Caprichosos e a manipulação de resultados via jurados. Como consequência, não houve rebaixamento.

Antes mesmo do desfile a Caprichosos estava envolvida em polêmica. A Riotur fez muita pressão para que a agremiação alterasse o abre alas, que mostrava um pivete assaltando um turista e uma prostituta na Zona Sul. A escola optou por não alterar sua alegoria.

A Portela chegou como grande favorita ao desfile de 1993, especialmente devido à contratação do Carnavalesco campeão no ano anterior Mário Monteiro. Muitos portelenses colocam a culpa do fiasco na figurinista da Globo Beth Filipecki, responsável pelas Fantasias, que teria desenhado roupas para novelas e não Fantasias de Carnaval.

Além dos problemas no som, a Estácio claramente sentiu com o gigantismo que acomete escolas campeãs no ano anterior. Estima-se que a agremiação trouxe 7 mil componentes.

Chama a atenção a diferença de pontos entre as duas escolas promovidas ao Grupo Especial e as demais – 15.

A Carnavalesca da Beija Flor Maria Augusta muitos anos depois afirmou que teve muitos problemas internos para a realização do carnaval da escola, inclusive com uma possível sabotagem em um dos carros. A escola trouxe no abre alas seu símbolo, a ave que batiza a escola de Nilópolis.

O Grupo C desfilou na Av. Rio Branco e teve o primeiro título do Boi da Ilha do Governador (saudades), com a Acadêmicos de Vigário Geral e a Boêmios de Inhaúma também promovidas. A Flor da Mina do Andaraí ganhou o Grupo de Avaliação e ascendeu ao Grupo C acompanhada pela Mocidade Unida do Santa Marta e pela Acadêmicos do Dendê – outra que iniciaria à época uma ascensão meteórica movida a dinheiro “alternativo”, digamos.

Abaixo, a capa do Jornal do Brasil da Quarta Feira de Cinzas daquele ano.
http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/wp-content/uploads/2013/12/JB-1993.jpg

Clica Aqui e Rever os Vídeos do Carnaval 1993.
 
A opinião é a mesma do autor Demá Chagas. “Foi impressionante. Todo mundo entrou no clima. Torcedor com a camisa da Mangueira, da Beija-Flor, policiais, repórteres. Todo mundo cantava, maravilhado com a passagem do Salgueiro”.

Referência quando o assunto é samba-enredo, Neguinho da Beija-Flor dá a palavra definitiva sobre aquele Carnaval. “O Salgueiro foi a terceira escola a desfilar. Mas quando eu ouvi aquele samba e vi o desfile, sabia que o título estava definido”.

CANTE O SAMBA
Lá vou eu, lá vou eu
Me levo pelo mar da sedução
Sou mais um aventureiro
Rumo ao Rio de Janeiro
Adeus, adeus
Adeus, Belém do Pará
Um dia volto, meu pai
Não chore, pois vou sorrir
Felicidade, o velho Ita vai partir

Oi no balanço das ondas, eu vou
No mar eu jogo a saudade, amor
O tempo traz esperança
E ansiedade
Vou navegando em busca da
felicidade

Em cada porto que passo
Eu vejo e retrato em fantasias
Cultura, folclore e hábitos
Com isso refaço minha alegria

Chego ao Rio de Janeiro
Terra do samba, da mulata
e futebol
Vou vivendo o dia a dia
Embalado na magia
Do seu Carnaval,
Explode Coração
Na maior felicidade
É lindo o meu Salgueiro
Contagiando sacudindo essa
cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA


OBS: ENTRE CONTATO CLICA AQUI E BASTA PREENCHER OS DADOS E PASSA A AGENDA AS INFORMAÇÕES DA SUAS ESCOLAS DE SAMBAS E BLOCOS BURLESCO PRA NÓS DIVULGAR AQUI.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags BLOG RESPIRANDO CARNAVAL

NOTÍCIAS ESCOLA DE SAMBA ESPECIAL SAMBA NO PÉ GAÚCHA NO CARNAVAL PROGRAMA GAÚCHA NO CARNAVAL RÁDIO GAÚCHA AM 600 kHz E FM 93.7 mHz UNIDOS DA SÃO GABRIEL MIRIM UNIDOS DO PROMORAR RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz BLOCOS ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO AMIGOS DO PIPOQUINHA ANIVERSÁRIO CLUBES BLOG RESPIRANDO CARNAVAL LETRA DO SAMBA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL 1 WEB RÁDIO GLOBELEZA ENTREVISTA PROGRAMA PRÉ CARNAVAL PROGRAMA RESPIRANDO CARNAVAL PROGRAMAS BLOCO LULUZINHA LIESAG BLOCO CATURRA CARNAVAL DE RECIFE SEMENTES DO AMANHÃ JORNAL BLOCO AS VENENOSAS RECIFE BLOCO DO CAROÇO CORTE MUNICIPAL UNIDOS DA SÃO JOSÉ EM NOTA RÁDIO STÚDIO FM 104.9 mHz JORNAL CORREIO DO SUL REGIONAL BAILE MUNICIPAL DE CARNAVAL ANOS BLOCO DO SACY CARNAVAL DE OLINDA OLINDA TEMPORADAS LETRA DA SAMBA NO PÉ RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL UNIDOS DA PONTE RESGATANDO A HISTÓRIA CARNAVAL 2016 IMPÉRIO DO SUL PROGRAMA EXPRESSO NOTURNO RÁDIO UNIVERSIDADE AM 1.160 kHz CORTE MUNICIPAL MIRIM ANIVERSÁRIO DE SEMENTES DO AMANHÃ CARNAVAL 2015 COLUNA RESPIRANDO CARNAVAL GLOBELEZA 2017 LETRA DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO LETRA DA UNIDOS DO PROMORAR ENQUETE GLOBELEZA 2016 CARNAVAL 2017. AO VIVO CARNAVAL 2018. RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz E FM 106.3 mHz WEB RÁDIO CARNAVAL CARIOCA CLUBE DO COMÉRCIO LIBBAG CARNAVAL 2014 CLUBE GUARANY GLOBELEZA 2014 AUDIO ENCONTRO DE BLOCOS BURLESCOS PROGRAMA ESQUENTANDO OS TAMBORINS CARNAVAL 2010 CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2017 WEB RÁDIO CARNAVALESCO ANIVERSÁRIO DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL BLOCO BURLESCO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL LETRA DO AMIGOS DO PIPOQUINHA LETRA DO SAMBA 2011 ANIVERSÁRIO DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE ANIVERSÁRIO DA SAMBA NO PÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA PONTE ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO GABRIEL ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO JOSÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DO PROMORAR CARNAVAL 2009 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 ANIVERSÁRIO DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO APARTIR DE HOJE JÁ COMEÇA O ENSAIO DAS ESCOLAS DE SAMBAS JORNAL MERIDIONAL LESAG MUAMBA POPULAR CARNAVAL ANO NOVO FELIZ NATAL LETRA DO SAMBA 2010 LETRA DO SAMBA 2012 LETRA DO SAMBA 2014 LETRA DO SAMBA 2015 RETROSPECTIVA RÁDIO DIFUSORA FM 106.3 mHz CARNAVAL 2019 PRIMEIRO DIA DO ANO TEMPORADA 2008 TEMPORADA 2013/2014 ANIVERSÁRIO DO IMPÉRIO DO SUL CARNAVAL 2018 CLIPE DAS ESCOLAS DE SAMBA DECRETO GLTC LETRA DA SEMENTES DO AMANHÃ LETRA DO SAMBA 2009 LETRA DO SAMBA 2013 LETRA DO SAMBA 2016 LETRA DO SAMBA 2017 LETRA DO SAMBA 2019 LIBAG NOTA DAS CADEIRAS RESGATANDO A HISTÓRIA DA SAMBA NO PÉ VANDERLEI SOARES APLICATIVOS CARNAVAL 2023 CARNAVAL 2024 CELULARES GLOBELEZA 2018 GRUPO BLOCH JORNAL A EVOLUÇÃO LETRA DO SAMBA 2018 REDE MANCHETE RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO JOSÉ RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DO PROMORAR RIO DE JANEIRO SUPER RÁDIO TUPI AM 1280 kHz e FM 96.5 mHz TUPI CARNAVAL TOTAL ANIVERSÁRIO DO AMIGOS DO PIPOQUINHA APRENDIZES DO SAMBA BLOCO BANDA DO TICÃO COLUNA A EVOLUÇÃO NO CARNAVAL COMUNICADO LETRA DO SAMBA 2023 LETRA DO SAMBA 2024 MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL ORDEM DOS DESFILES OS PARCEIROS DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL TEMPORADA 2006 TEMPORADA 2007 ANIVERSÁRIO DA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL DEFENSORES DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE ARROIO GRANDE FOI NO CARNAVAL QUE PASSOU... LETRA DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DO SAMBA UNIDOS DA SÃO JOSÉ BLOCO AMIGOS DA 15 GLOBELEZA 2015 PORTAL TERRA DE MAUÁ PROGRAMA SAMBA DE PRIMEIRA RÁDIO GLOBO AM 1220 kHz e FM 89.5 mHz ARROIO GRANDE BARÃO DE MAUÁ BLOCO BURLESCO CARNAVAL RECIFE LETRA DA APRENDIZES DO SAMBA PROGRAMA TOQUE POPULAR RÁDIO GUAÍBA AM 720 kHz e FM 101.3 mHz SORTEIO DA ORDEM DOS DESFILES SÃO PAULO TRIO ELÉTRICO VISCONDE DE MAUÁ WEB RÁDIO ARQUIBANCADA ANGELA MARIA AYTON SENNA BLOCO BOHEMIOS BLOCO DA SERAFINA BLOCO KALILA BLOCO TNT BLOCO UDT BLOCO XUSMERIO DA NEGRINHA CARNAVAL 2020 CARNAVAL DA MANCHETE CLASSIFICADOS DA ESCOLAS DE SAMBA ESTAÇÃO PRIMEIRA DA ZONA NORTE GTC LETRA DO IMPÉRIO DO SUL LIESA MEMÓRIA DO CARNAVAL PROGRAMA SAMBA DE ENREDO DE ARROIO GRANDE REDE CNT REVISTA MANCHETE RÁDIO BANDEIRANTES AM 640 KHZ E FM 94.9 MHZ RÁDIO CHARRUA AM 1.140 kHz E FM 97.7 mHz RÁDIO MANCHETE AM 760 kHz RÁDIO PELOTENSE AM 620 kHz S. ROSAS DE OURO SBT SONHO DE CRIANÇA TRIO ELÉTRICO PROIBIDOS TVCOM

© Copyright 2010–2024 TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS DO GRUPO TAVARES DE COMUNICAÇÃO S.A.