"CONTAGENS REGRESSIVA EM 2018 RUMO DOS http://www.respirandocarnaval.blogspot.com.br//!"




AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DA MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA


OBS: ENTRE CONTATO CLICA AQUI E BASTA PREENCHER OS DADOS E PASSA A AGENDA AS INFORMAÇÕES DA SUAS ESCOLAS DE SAMBAS E BLOCOS BURLESCO PRA NÓS DIVULGAR AQUI.
FAZER DOWNLOADS DOS SAMBAS DE ENREDO, LETRAS DE SAMBA DE ENREDO, MAPAS DAS PLANILHAS DAS NOTAS E A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL CLICA AQUI. E DE OUTRAS CIDADES CLICA AQUI.


VEJA ABAIXO JÁ FOI DEFINIDO Á ORDEM DOS DESFILES DAS OUTRAS CIDADES:

RIO DE JANEIRO

SÃO PAULO

PORTO ALEGRE

URUGUAIANA

CONFIRA AS DEMAIS CIDADES:

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Repórter do Site CARNAVALESCO Fala da Última Entrevista e a Ligação Minutos Antes com Falcon




http://www.carnavalesco.com.br/sistema/imagens/images/carnavalesco/geral/18789/DSC_0194%20(1).jpg 
Não tenho dez anos de Jornalismo, a carreira que escolhi por ideal. Portanto, vivi muito pouca coisa, em comparação com outros colegas mais experientes. Mas esse é o momento mais difícil dessa curta trajetória. Publiquei no site CARNAVALESCO com uma profunda dor na alma a notícia que o meu amigo Marcos Falcon fora brutalmente assassinado em seu comitê de campanha, na tarde de segunda-feira, na Zona Norte do Rio. A notícia que eu jamais queria dar. Estive com Marcos Falcon pela última vez na sexta-feira, quando o entrevistei para nossa série com os candidatos a vereador. Nos despedimos pela última vez e vi no seu olhar a quase certeza de que o domingo seria de vitória. Conversávamos quase sempre pelo telefone e nesta segunda-feira não foi diferente. Liguei para saber como andava sua confiança com a votação do domingo. Dez minutos depois recebi como um raio a informação mais dura da minha carreira.

Conheci o Marcos Vieira de Souza, o Falcon, em 2013. Naquela oportunidade eu não era ainda repórter do CARNAVALESCO. Foi na solenidade de lançamento da chapa Portela Verdade para as eleições que salvariam a azul e branca do calvário de décadas em que ela se encontrava. Fui integrado à equipe do site poucos meses depois e a partir dali eu passei a me relacionar com ele de maneira profissional, afinal, ele tinha assumido a vice-presidência de uma das mais importantes escolas de samba do Brasil.
http://www.carnavalesco.com.br/sistema/imagens/images/carnavalesco/geral/18772/DSC_0198.jpg
Aprendi na faculdade que o repórter precisa manter um distanciamento pessoal de sua fonte, em prol da qualidade da notícia. Mas a proximidade que criei com o Falcon é algo que nunca imaginei fosse acontecer em minha vida profissional. Aquela diferença da teoria para a prática que o mundo real nos apresenta. No início, confesso, me constrangia um pouco da minha aproximação de um dirigente do carnaval. Como eu faria para preservar a matéria-prima do meu trabalho, a informação, sendo tão amigo dele?

Aos poucos eu vi que isso jamais iria afetar o meu trabalho, pois era o próprio Falcon quem me deixava muito claro que a credibilidade do CARNAVALESCO era o que havia nos aproximado e que ele não abriria mão disso. Falcon passou a ser chamado carinhosamente por mim de 'gestor' a partir do momento que em uma tacada de mestre levou para a Portela o carnavalesco Paulo Barros. Comecei a dizer que ele era o gestor do ano no carnaval naquela oportunidade e ao longo do tempo a palavra gestor acabou viralizando, para usar os termos da atualidade.

A Portela sempre foi um algo inatingível pra mim. Lembro de minha primeira vez naquela quadra mágica. Só de entrar ali eu já me sentia arrepiado. Pois, Marcos Falcon me fazia sentir em casa dentro da agremiação que um dia era só um sonho de um menino distante. A minha relação com ele me mostrou um lado bom do dirigente de carnaval. Falcon era uma espécie de pai para os portelenses, que certamente choram a dor dessa perda. Falcon me dizia o tempo todo que seu orgulho maior era devolver à escola sua auto-estima e reconduzir o portelense ao seu lugar, que era a própria Portela.
Mas chegou o dia que a amizade e a notícia se confrontaram. O desfile de 2015 ficou muito abaixo das expectativas. Certo de que Falcon sempre confiou na minha lisura profissional mantive a firmeza e apontei cada erro, como é o meu dever e o de qualquer jornalista comprometido com seu trabalho. E o fiz. Cruzei com Falcon no desfile das campeãs receoso da reação dele. Mas Falcon me disse que admirava meu trabalho exatamente por isso.

São muitas as passagens que vivi com Marcos Falcon. Além desta citada do desfile de 2015 me recordo de ter cruzado com ele na quadra após a inscrição dos sambas para o Carnaval 2016. Ali naquele momento ele cantou o verso que marcou o desfile deste ano da Portela. 'Abre a janela pro mundo que Paulo criou', cantou ele com os braços abertos. Na véspera da apuração, ele tinha convicção do título e passou aquela madrugada comigo e com Alberto João, editor-chefe do CARNAVALESCO, trocando áudios pois não conseguira dormir.

Falcon não pode dar o sonhado campeonato à sua Portela. Não posso deixar de abraçar de maneira simbólica cada portelense, o também amigo Luis Carlos Magalhães, os passistas nas figuras de Nilce Fran e Valci Pelé, o departamento de marketing, xodó de Falcon, comandado por Paulo Renato Vaz e Vinícius Ximenes. A Tabajara do Samba e o trabalho de excelência de Nilo Sérgio, o casal Alex Marcelino e Danielle Nascimento. Tia Surica, a quem ele chamava carinhosamente de mãe, e Monarco, presidente de honra da Portela.

O jornalista está acostumado ao uso das palavras. Mas, ironia do destino, elas faltam neste momento de dor e consternação. Ficam na memória os grandes momentos que pude compartilhar com Falcon e a promessa a ele à toda a família portelense que no exercício diário do jornalismo seguirei respeitando a Portela daquela mesma forma que fez o dirigente se tornar amigo do jovem jornalista. Um abraço meu amigo.

FONTE: CARNAVALESCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...